miércoles, 16 de enero de 2013

Medite na Providência Especial de Deus



Por John Flavel (1628-1691)


Pensem o mais profundamente que possam e por quanto tempo puderem sobre as providências de Deus
Asafe disse: "Lembrar-me-ei, pois, das obras do Senhor; certamente que me lembrarei das tuas maravilhas da antigüidade. Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos" (Salmo 77:11-12). Quando se lembram do que Deus fez em vocês e por vocês ao longo de suas vidas seus corações se amolecerão antes de poderem recordar a metade das Suas misericórdias. Se eles não amolecerem, então são realmente duros. Não há no mundo inteiro uma história tão agradável para ser lida do que a de suas próprias vidas.
Continuem a focalizar o caminho pelo qual Deus os têm conduzido até que o compreendam melhor. O servo de Elias ficou olhando para o céu até que ele viu uma pequena nuvem que rapi­damente cobriu o céu. Então, inicialmente olharão para algumas providências e verão pouco ou nada nelas; mas olhem "sete vezes" e as verão crescer gloriosamente, como a nuvem que cobriu o céu. Há tantas coisas a serem consideradas antes de julgar o valor de uma providência. Há o tempo certo para um acontecimento, a natureza pessoal de um fato em particular, o modo como um ato de misericórdia conduz a outros, e os meios surpreendentes usados pela providência. Além disso, precisamos pensar principalmente no propósito da providência em tudo o que nos acontece. "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto" (Romanos 8:28).
Finalmente, a providência está relacionada intimamente à oração. Quando Deus nos dá aquilo que pedimos, é como se essas coisas tivessem nelas a estampa de nossas orações!

No hay comentarios:

Publicar un comentario