miércoles, 18 de mayo de 2011

O SEGREDO DO PODER



Por Samuel Logan Brengle

"Os que esperam no Senhor renovam suas forças" (Isaías 40:31).

Se estivesse à morte e me fosse dado o privilégio de fazer uma última exortação a todos os Cristãos do mundo, se tal mensagem tivesse que ser condensada em três palavras, diria -: "Esperai em Deus!"

Por toda a parte onde vou, encontro-me com retrógrados - Metodistas, Baptistas, Salvacionistas - todos os tipos de retrógrados, aos milhares, até que meu coração começa a doer quando penso no grande exército de almas desanimadas, no modo pelo qual o Espírito Santo se tem entristecido e na maneira pela qual Jesus tem sido tratado.

Se perguntássemos a esses retrógrados porque se acham presentemente nessa situação, dez mil respostas diversas ser-nos-iam dadas. Seja como for, porém, uma só razão emerge e é esta - não esperaram em Deus. Se o tivessem feito, quando o ataque feroz sacudiu sua fé, roubara-lhes a coragem e lhes arruinara o amor, teriam renovado suas forças e ultrapassado a todos os obstáculos como se tivessem asas de águias.

Teriam corrido em meio a seus inimigos e não ficariam cansados.

Teriam andado em meio às perturbações, sem perderem suas forças.

Esperar em Deus significa mais do que uma oração de trinta segundos ao se levantar de manhã e ao deitar-se de noite. Pode significar uma oração de quem se acerca de Deus e chega a receber a bênção ou então cerca de doze orações de quem bate e persiste sem se desanimar até que Deus atende e estende Seu braço em favor da alma ansiosa.

Há um achegar-se a Deus, um bater às portas do Céu, um rogar para receber Suas promessas, bem como a possibilidade de raciocinar com Jesus, esquecendo-se de si mesmo e dando as costas para todas as preocupações terrenas; a determinação firme de nunca abandonar essa atitude, algo que coloca todas as riquezas, poderes e amor celestial à disposição do homem pequeno. Assim, ele exclama e triunfa enquanto todos os outros tremem, falham e caem, tornando-se mais do que vencedor, em face da própria morte e do Inferno.

É em meio ao calor de tais épocas de espera em Deus que toda a grande alma recebe sabedoria e forças; algo que deixa atónitos os outros homens. Eles também poderiam ter sido grandes aos olhos do Senhor, se tão somente esperassem em Deus e fossem verdadeiros, ao invés de se excitarem e se voltarem para este ou aquele em busca de auxílios quando as provações o atingissem.

O Salmista havia estado grandemente perturbado e esta é a experiência de sua libertação -: "Esperei confiantemente pelo Senhor: Ele Se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama, colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos e me pôs nos lábios um novo cântico; um hino de louvor a nosso Deus. Muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor" (Salmo 40:1 a 3).


"... De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas , para que em mim habite o poder de Cristo. ... sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." (2 Coríntios 12:9,10).

Certo dia fui a um Corpo Salvacionista muito pequeno e pobre onde quase tudo andava mal. Muitos Soldados estavam frios e desanimados; entretanto, lá encontrei-me com uma irmã de rosto radiante de glória, tendo continuamente em seus lábios expressões de louvor. Contou-me, então, acerca de como tinha visto a outros cairem a seu redor, observando o descuido de muitos e o declínio em compaixão, tão vital em um Corpo. Tudo isso foi sucedendo até que seu coração começou a doer e ela se sentiu completamente decepcionada, a ponto de seus pés quase escorregarem. Foi, porém, a Deus e se humilhou diante d'Ele, orando e esperando até que Ele Se chegou perto dela, mostrando-lhe o precipício tremendo perto do qual se encontrava. Apontou-lhe que a única atitude a tomar era seguir a Jesus, andando diante d'Ele com um coração perfeito, permanecendo junto a Ele, embora todo o Corpo regredisse. Confessou ela, então, tudo quanto Deus lhe mostrara; confessou o quão perto se achava de se juntar ao grande exército de retrógrados só pelo facto de olhar para os outros; como ela se humilhara, renovando o seu pacto até que um gozo indizível entrasse em seu coração. Deus havia posto de Seu temor naquela alma, enchendo-a com a glória de Sua presença.

Mais adiante contou-me ela que no dia seguinte tremia ao pensar no perigo tremendo em que se encontrara. Declarou também que o tempo passado à espera de Deus, no silêncio da noite, salvara-a e agora seu coração estava cheio de convicção plena de esperança para si própria - e não somente para si, mas também para todo o Corpo Salvacionista. Se ao menos tivéssemos dez mil Soldados dessa espécie!

Davi disse - :"Espera em Deus, pois ainda O louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu" (Salmo 62:5).Novamente ele declara -: "Aguardo o Senhor, a minha alma O aguarda; eu espero na Sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pelo romper da manhã" (Salmo 130:5,6). E o Salmista deixa palavras de exortação e uma nota de ânimo a você e a mim - : "Espera pelo Senhor, tem bom ânimo e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor" (Salmo 27:14).

O segredo de todas as derrotas e de todo o verdadeiro sucesso encontra-se na atitude da alma em seu andar individual com Deus. Aquele que espera corajosamente em Deus tem que ser vitorioso. Ele não pode falhar, de modo algum. Pode ser que em determinado momento dê a impressão de ser derrotado, mas por fim outras pessoas verão o que este já sabia durante todo o tempo-: que Deus estava com Ele, trabalhando em seu íntimo, apesar de todas as aparências, tornando-o próspero.

Jesus apresenta o segredo com essas palavras-: "Quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te recompensará" (Mateus 6:6).

Saiba, então, que toda a derrota tem início em secreto, no negligenciar da espera em Deus até ser cheio de sabedoria, revestido de poder e todo inflamado com amor.

No hay comentarios:

Publicar un comentario